Tratamento Cirurgico da Insuficiência Cardíaca

Transplante Cardíaco - Insuficiência Cardíaca (“Coração Fraco”, “Coração Inchado”): Transplante de Coração, Ventrículos Artificiais e Coração Artificial.

O que é Insuficiência Cardíaca?

A insuficiência cardíaca é uma doença extremamente grave, só perde na capacidade de matar (letalidade) para câncer de pulmão.

É uma doença crônica, na maioria dos casos. Ela demora anos para começar a produzir sintomas. O músculo cardíaco (miocárdio) vai perdendo a capacidade de se contrair para bombear o sangue para o corpo, com isso os pulmões ficam repletos de sangue, o que causa muitas complicações.

O Que é um Transplante de Coração?

É uma operação na qual o cirurgião cardiovascular troca um coração doente por um novo, vindo de um doador.

Quais os Sintomas e Quando Devo me Preocupar?

Os principais sintomas da insuficiência cardíaca são: falta de ar aos esforços (fôlego curto), falta de ar quando se está deitado (sensação de se estar afogando; necessidade de se dormir com vários travesseiros e até mesmo sentado), inchaço das pernas, perda importante de peso. As pessoas devem se preocupar precocemente, quando surgem estes sintomas, principalmente se houver fatores de risco.

Quais os Fatores de Risco para Insuficiência Cardíaca?

Os principais fatores de risco são: hipertensão arterial (pressão alta), doença das válvulas do coração, doença de chagas, doença coronária, entre outros.

Quais são os Tratamentos Possíveis?

Há diversos medicamentos para se diminuir os sintomas da insuficiência cardíaca, melhorando a qualidade de vida do paciente. Quanto mais precoce se procura um médico que faça o diagnóstico e inicie o tratamento, melhores os resultados. Nos casos mais graves pode-se usar um ventrículo ou coração artificial e realizar-se um transplante de coração.

Quando a Cirurgia é Indicada?

Quando não há mais como melhorar a qualidade de vida do paciente ou até mesmo mantê-lo vivo, com medicamentos que ele toma em casa ou que recebe quando está internado.

O implante de ventrículos ou corações artificiais pode ser feito em alguns casos agudos, como após infarto agudo do miocárdio, em que se desenvolve insuficiência cardíaca agudamente. Nos casos crônicos pode-se usá-los, como “ponte”, para suporte, até que surja um coração para transplante. O transplante de Coração é indicado nos casos mais graves, quando não há mais alternativas com medicamentos, nem com ventrículos / corações artificiais. O paciente é colocado na fila de receptores, onde esperará sua vez de receber um coração novo.

Como se Obtém um Coração Novo? Quem Pode ser Doador?

O coração novo é obtido a partir da doação de alguém, depois que ocorre a morte cerebral. Todos que tiverem se manifestado em vida ou que a família ou que a família concorde com a doação do órgão, podem ser doadores.

O que é Morte Cerebral? Como é Feito o Diagnóstico?

É a condição clínica em que há ausência de vida do cérebro, porém com os outros órgãos funcionando, no caso do coração, com o órgão batendo.

A legislação brasileira é a mais rígida do mundo, para que se constate que um paciente apresenta morte cerebral. Para isso, o diagnóstico tem que ser confirmado clinicamente, pelo menos por dois médicos e um exame de imagem comprobatório tem que mostrar claramente que ocorreu morte cerebral.

Quais são os resultados de um Transplante de Coração? Quanto Tempo se Vive e Como é a Qualidade de Vida?

Há enorme melhora da qualidade de vida. O paciente transplantado de coração pode voltar a fazer atividades físicas, voltar a trabalhar e retoma sua atividade sexual. Os sintomas de insuficiência cardíaca melhoram muito.

A sobrevida média após o transplante de coração atualmente é de 15 anos. Pode parecer pouco, mas devemos lembrar que este paciente, sem o transplante viveria cerca de 01 ano, com todos os sintomas da insuficiência cardiáca, com péssima qualidade de vida.

Quinze anos, pode fazer a diferença entre se poder ver um filho formado ou não, um neto nascer ou não e daqui a 15 anos já teremos outros tratamentos possíveis. A medicina avança muito rapidamente nesta área.



Rua Borges Lagoa, 1231 - 02º andar - Sala 23 -Vila Clementino - CEP: 04038-033 - São Paulo/SP
Fone: 3881-8975 - Fone/Fax: 5574-8975

11 3881-8975