Cirurgia das Arritmias Cardíacas

O que são Arritmias Cardíacas e Quais os Sintomas?

Arritmias cardíacas são problemas que surgem quando o sistema de condução elétrica do coração é comprometido e ocorre alteração do ritmo e ou da frequência normal do coração.

Pode ocorrer, clinicamente:
Diminuição da frequência dos batimentos cardíacos (bradicardia), às vezes incompatíveis com a vida normal.
Quando a frequência cardíaca é muito baixa, podem ocorrer: tonturas, perda de consciência (síncope), devido à redução do fluxo sanguíneo cerebral, cansaço, falta de ar, etc.
Aumento da frequência cardíaca (taquicardia), às vezes incompatível com a vida.
Quando a frequência cardíaca é muito alta podem ocorrer: queda da pressão arterial, tonturas, síncopes ou mesmo, morte súbita.

Quais as Causas?

As mais comuns são: fibrose do sistema de condução do coração, doença de chagas, doenças degenerativas (doença do nó sinusal, etc.), isquemia cardíaca (infarto agudo do miocárdio, angina, etc.), congênitas, etc.

Qual o Tratamento?

Quando a frequência cardíaca é muito baixa, frequentemente há necessidade de se implantar um marcapasso.

Quando a frequência cardíaca é muito alta, o tratamento pode ser com medicamentos, muitas vezes endovenosos em emergências ou unidade de terapia intensiva (UTI), ablação (“destruição”) do foco de origem da taquicardia ou implante de desfibriladores.

O que são Marcapassos e Desfibriladores?

São dispositivos eletrônicos com dois componentes básicos: gerador e eletrodos de estímulos.

No caso dos marcapassos, estes eletrodos enviam estímulos elétricos para aumentar e controlar a frequência e ou ritmo cardíacos.

No caso dos desfibriladores para “diagnosticar” taquicardias ventriculares graves (incompatíveis com a vida) e aplicar uma carga para cardioversão elétrica (“choque” no coração).

Rua Borges Lagoa, 1231 - 02º andar - Sala 23 -Vila Clementino - CEP: 04038-033 - São Paulo/SP
Fone: 3881-8975 - Fone/Fax: 5574-8975

11 3881-8975